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SECRETARIA

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO (PÚBLICO INTERNO E EXTERNO)

 

ALUNOS:

Manhã: 8h30 às 12h
Tarde: 13h às 17h30
Noite: 19h às 21h30


EX-ALUNOS E PÚBLICO EXTERNO

Manhã: 8h30 às 11h30
Tarde: 14h às 17h
Noite: 19h30 às 21h


CONTATO COM A SECRETARIA

Fones:   (11) 4156-1435 ou   (11) 4156-1006
E-mail:  e262acad@cps.sp.gov.br.


 

ATRIBUIÇÕES DA SECRETARIA ACADÊMICA

É o setor que realiza a escrituração escolar, expedição de serviços de controle e registro acadêmico, que recebe, processa e distribui as informações e dados sobre a vida acadêmica dos alunos, desde o momento de seu ingresso a um dos cursos da instituição, até a colação de grau e expedição e registro do diploma. Tem ainda como função receber, expedir e controlar dados mensal e semestralmente, sobre o desempenho, avaliação e frequência dos alunos. Aprimorar seus recursos humanos e materiais, visando o atendimento adequado e eficaz, diante dos desafios e exigências da comunidade.

 

SOLICITAÇÃO DE DOCUMENTOS  (Mínimo de 02 dias de antecedência!)
Matrícula e Rematrícula

A matrícula deve ser renovada dentro dos prazos estabelecidos no Calendário Escolar e divulgada no mural de avisos da Diretoria Acadêmica. A não renovação da matrícula na data estipulada implicará em abandono do curso e consequente interrupção do vínculo do aluno com a escola. No Ensino Técnico a matrícula é renovada semestralmente. Menores de 16 anos deverão estar acompanhados pelo responsável.

 

Trancamento

De acordo com o § 3º, do Artigo 56 do Regimento Comum, o Trancamento de Matrícula deverá ser solicitado na Diretoria Acadêmica (Doc. 19 – Sistema Etec). Caso o aluno seja menor de 16 anos deverá vir acompanhado pelo responsável. O Trancamento só é admissível uma vez por módulo, incluindo o 1º Módulo. O candidato deverá retornar no semestre seguinte. Menores de 18 anos deverão estar acompanhados pelo responsável.

 

Desistência

O aluno deverá comparecer na Diretoria Acadêmica para preenchimento de formulário (Doc. 20 – Sistema Etec). Caso o aluno seja menor de 16 anos deverá vir acompanhado pelo responsável. Menores de 18 anos deverão estar acompanhados pelo responsável.

 

Perda de direito à Vaga

De acordo com o parágrafo 2º do Artigo 56 do Regimento Comum das ETECs do CEETEPS, os alunos que apresentarem 15 dias letivos consecutivos de ausência sem justificativa, sem formalizar sua desistência ou sem solicitar Trancamento de Matrícula, serão convocados a comparecerem na Diretoria Acadêmica, no prazo de 5 dias úteis. O não comparecimento acarretará a Perda de Direito à Vaga (Doc. 18 – Sistema Etec).

 

Aproveitamento de Estudo

Verificar o período no mural de avisos da Diretoria Acadêmica.

Procedimento: O aluno deverá providenciar cópia da documentação comprobatória e preencher o requerimento na Diretoria Acadêmica (Doc. 13 – Sistema Etec). A Comissão realizará entrevista e analisará os documentos comprobatórios. Até sair o resultado, o aluno deverá cursar normalmente as aulas para não ser prejudicado, na eventualidade de indeferimento.

 

Tratamento Excepcional

Merecerá Tratamento Excepcional o aluno que comprovar, na ocasião, ser portador de moléstia infecto contagiosa, traumatismo ou outras condições. Para que o aluno seja beneficiado, deve preencher na Diretoria Acadêmica até 72 horas após o início do impedimento, requerimento (Doc. 21 – Sistema Etec) e entregar o laudo médico (atestado), igual ou superior a 16 dias de afastamento. É obrigatório constar o CRM do médico e CID no atestado médico. O aluno impossibilitado de requerer pessoalmente o exercício de trabalho domiciliar poderá fazê-lo dentro dos prazos, por intermédio de pessoa responsável pelo mesmo.

Alunas gestantes poderão igualmente usufruir de tal benefício, requerendo junto a Diretoria Acadêmica (Doc. 21 – Sistema Etec), mediante comprovação de atestado médico.

 

Frequência

Será exigida a frequência mínima de 75% (setenta e cinco) do total de aulas dadas. O atestado médico servirá de justificativa para a aprovação do aluno, caso este falte por motivo de saúde e não tenha atingido o mínimo de presença necessária para sua aprovação. As faltas não são abonadas.

 

Educação Física

De acordo com a LDB 9394/96 – § 3º do artigo 26, com a redação alterada pela lei nº 10793, de 1º/12/2003 – “A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno.

O aluno que quiser obter a dispensa deverá comparecer na Diretoria Acadêmica para preenchimento do formulário (Doc.15 – Sistema Etec), com os documentos:

  • Jornada de trabalho igual ou superior a seis horas:
    cópia da carteira de trabalho ou declaração da empresa (identificada com razão social, CGC, com assinatura identificada);
  • Prestando serviço militar inicial ou que em situação similar estiver obrigado à prática da educação física – declaração da corporação; Amparado pelo decreto lei nº. 1.044, de 21 de outubro de 1969, complementada pela Deliberação CEE 59/2006: atestado médico emitido pelo médico responsável pelo tratamento;
  • Que tenha prole – cópia da certidão de nascimento do(a) filho(a); Aluno maior de 30 anos – a comprovação será feita pela Diretoria Acadêmica que após consultar o RG do aluno confirmará a sua idade no requerimento.

 

Condição especiais de Atividades Escolares (Adventista)

Requerer na Diretoria Acadêmica (Doc. 22 – Sistema Etec) condições especiais, conforme Lei 12 142/05, anexando declaração da autoridade religiosa que comprova sua condição.

 

Rendimento Escolar

As sínteses dos resultados da avaliação do aproveitamento serão expressas em menções correspondentes a conceitos, com as seguintes definições operacionais:

Da Promoção

Será considerado promovido para o módulo seguinte, o aluno que tenha obtido aproveitamento suficiente (MB, B ou R) para promoção e frequência mínima estabelecida;
A menção I em até 03 (três) componentes curriculares, também dará direito ao aluno reclassificação para o módulo seguinte, desde que o Conselho de Classe o tenha considerado apto a frequentar este módulo, em regime de progressão parcial;
O aluno poderá acumular até 03 (três) componentes curriculares cursados em regime de progressão parcial, durante o curso.

Da Retenção
  • Será considerado retido no módulo, quanto à frequência, o aluno com assiduidade inferior a 75% (setenta e cinco) no conjunto dos componentes curriculares.
  • Será considerado retido no módulo, quanto ao aproveitamento, o aluno que tenha obtido a menção I em:
  • Mais de três componentes e: Até três componentes curriculares e não tenha sido considerado apto pelo Conselho de Classe a prosseguir estudos no módulo subsequente.

 

Solicitação de Reconsideração (direito do aluno solicitar revisão da avaliação do seu desempenho)

O prazo para entrar com pedido de Reconsideração da Avaliação é de cinco dias úteis, contados a partir da publicação do resultado final do Conselho de Classe. Os interessados devem comparecer na Diretoria Acadêmica para preenchimento de formulário (Doc. 36 – Sistema Etec). Menores de 16 anos deverão estar acompanhados pelo responsável.

 

Solicitação de Recurso

Assim que o aluno tomar ciência do resultado da Reconsideração, se desejar entrar com Recurso, deverá comparecer na Diretoria Acadêmica para receber as orientações. Menores de 16 anos deverão estar acompanhados pelo responsável.

 

 Progressão Parcial

Os alunos em Progressão Parcial deverão comparecer na Diretoria Acadêmica para ciência do Programa Especial de Estudos (Doc. 31 – Sistema Etec). Menores de 18 anos deverão estar acompanhados pelo responsável.

 

Vagas Remanescentes (sobras de vagas do ensino médio e cursos técnicos)

Nos meses indicados abaixo, a Diretoria Acadêmica afixará no mural os Editais contendo esclarecimentos referentes ao preenchimento das sobras de vagas.

  • Ensino Médio – todo mês de novembro (e em junho, na ocorrência de vagas);
  • Ensino Técnico – todos os meses de junho e novembro;
  • Passe Escolar BEM/BOM.

 

EMTU – Passe Escolar
Clique aqui para realizar a solicitação:

logo-emtu2  | www.emtu.sp.gov.br


 

A partir de 04/01/2016: Solicite a sua escola inclusão do CPF e do CEP residencial no Portal.
A partir de 11/01/2016: Preenchimento on-line disponível de requisição/revalidação.

 

De fevereiro a junho/2016 e de agosto a novembro/2016:

– Passe Livre: Direito à cota mensal de 48 viagens por linha/instituição de ensino;
– Meia Tarifa: Venda de cotas de 50 viagens por linha/instituição de ensino.

 

 De Julho a dezembro/2016:

– Passe Livre: Direito à cota de 24 viagens por linhas/instituição de ensino para o Passe Livre.
– Meia Tarifa: Venda da cota de 30 viagens para o mês de julho por linha/instituição de ensino.

 

Atenção:

– 31/10/2016 – Último dia do preenchimento on-line de requisição /revalidação e inclusão no banco de dados.
– 30/11/2016 – Último dia do recebimento dos formulários de requisição enviados pela escola para a EMTU.