• (11) 4156-1435 ou (11) 4156-1006
  • Av. Tenente Marques, s/n (altura do nº 5300) – Fazendinha – Santana de Parnaíba/SP
  • contato@etecanhanguera.com.br

Especialização Técnica em Gestão de Projetos

O curso de ESPECIALIZAÇÃO TÉCNICA EM GESTÃO DE PROJETOS tem seu currículo construído com base num conjunto de ações orientadas para o gerenciamento de atividades com o intuito de planejar, executar e gerir recursos que garantam a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para a execução de projetos de forma efetiva e eficaz.

Em que pese a competitividade interna ou globalizada, com vistas ao mercado, é fundamental gozar de conhecimentos que permitam uma visão relativamente ampla da condução de seus negócios. Passar ao cliente esta sensação de controle, acompanhamento e cuidado com todas as etapas produtivas e/ou de prestação de serviços pode ser um diferencial entre ter ou não sucesso ou ter ainda mais sucesso nos negócios; obviamente, essa lógica está relacionada, também, ao gerenciamento de projetos.
Gerenciamento de Projetos é uma questão debatida globalmente e um de seus principais interlocutores indiretos – com reconhecimento internacional- é o 1 Instituto de Gerenciamento de Projetos (Project Management Institute PMI) que é a uma das maiores associações para profissionais de gerenciamento de projetos do mundo. O PMI enaltece seus feitos indicando que “(…) auxilia mais de 700.000 membros, profissionais certificados e voluntários em praticamente todos os países do mundo a aumentar o sucesso das suas empresas, evoluir em suas carreiras e tornar a profissão mais madura.”

Gerentes de projetos são agentes de mudanças: eles próprios estabelecem os objetivos de um projeto e usam suas habilidades e competência para inspirar um sentimento de propósito compartilhado dentro da equipe do projeto. Eles tiram proveito da adrenalina organizada de novos desafios e a responsabilidade de conduzir a resultados. (PMI, 2017)

Reforça, ainda, que “O gerenciamento de projetos é uma competência crítica que tem uma influência positiva nos resultados das organizações e da sociedade”.

Muitas são as publicações e instituições que trazem à tona o assunto gerenciamento de projetos, entretanto, uma referência é a publicação da PMI, nomeado de Project Management Body of Knowledge (PMBOK); em português, Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK). Na verdade, a publicação visa demonstrar as melhores técnicas/práticas aplicadas ao gerenciamento de projetos.

Em tempo, considerando uma visão global, economicamente sustentável e viável, profissionalmente eficiente, com vistas ao sucesso da organização, não é demais afirmar que é necessário compreender os processos de um projeto: inicialização, planejamento, execução, controle ou monitoramento e encerramento (CÂNDIDO, 2012)2.


 

1 https://brasil.pmi.org/. Acesso em 04 dez 2017.

2 Gerenciamento de projetos / Roberto Candido … [et al.]. — Curitiba : Aymará, 2012. — (Série UTFinova).