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Administração

O TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO é o profissional que adota postura ética na execução da rotina administrativa, na elaboração do planejamento da produção e materiais, Recursos Humanos, financeiros e mercadológicos. Realiza atividades de controles e auxilia nos processos de direção utilizando ferramentas da informática básica. Fomenta ideias e práticas empreendedoras. Desempenha suas atividades observando as normas de segurança, saúde e higiene do trabalho, bem como as de preservação ambiental.

Conheça o curso

 

Como surgiu o mercado de administração de empresas no Brasil?

A profissão Administração de Empresas, é um tanto nova no Brasil, pois surgiu na década de 40,com as companhias de navegações Americanas, que tinham no seu comando profissionais formados em Administração de Empresas.Mas foi por volta de 1960 que administração começou a ser reconhecida,conquistando espaço,importância e status na atividade profissional,com ênfase no governo de Getúlio Vargas,que veio valorizar a ciência,suprindo suas necessidades de aprimoramento na Administração Pública Federal,com ordenação de mudanças,e reformas administrativas e sociais.

A lei 4769,que regulamenta a profissão só foi aprovada no dia 9 de setembro de 1965,dia em que se comemora o dia do administrador,no governo do então presidente Castelo Branco.

Com o desenvolvimento do país e a necessidade de ocupar profissionais qualificados em administração, sendo que até então as empresas eram administradas apenas por seus próprios donos.

Como anda o mercado de administração de empresas atualmente?

Com a consolidação econômica do Brasil e a modernização do mercado nacional, é inegável que as organizações — tanto privadas quanto públicas — têm buscado profissionalizar seus processos.

Isso significa aperfeiçoar métodos e também investir na estruturação de equipes formadas por profissionais capacitados e em constante aperfeiçoamento.

A cada dia, é maior a demanda por profissionais da área.

  • Ao concluir o curso, o TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO deverá ter construído as seguintes competências gerais:
  1. aplicar conceitos de gestão financeira e calcular valores, utilizando-se de equipamentos e sistemas específicos, elaborando planilhas de custos de fabricação, preço de venda e orçamentos;
  2. atuar com proatividade na identificação de problemas, equacionando soluções por meio de uma visão sistêmica da organização;
  3. refletir e atuar criticamente na área de produção e de materiais, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva;
  4. desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável;
  5. desenvolver capacidade para elaborar, programar e consolidar projetos em organizações, por intermédio das diretrizes do planejamento estratégico, tático, operacional e do plano diretor, este aplicável à gestão organizacional;
  6. interpretar a legislação que regula as atividades de produção, prestação de serviços e de comercialização, tais como as normas referentes aos direitos do consumidor, aos contratos comerciais, às normas de higiene e segurança, ao comércio exterior, às questões tributárias e fiscais;
  7. criar e identificar oportunidades para prática e aplicação da sustentabilidade por meio das estratégias das empresas;
  8. gerenciar o relacionamento interpessoal, empregando as tecnologias da informação e comunicação;
  9. comunicar-se nos diversos contextos profissionais em língua portuguesa e inglesa, utilizando terminologia própria;
  10. utilizar os instrumentos de planejamento, bem como executar, controlar e avaliar os procedimentos dos ciclos: de pessoal; de recursos materiais; tributários; financeiros; da produção; da higiene e segurança do trabalho; de marketing; da logística empresarial.
Matriz Curricular:

Para acessar aos PTD’s basta clicar em um componente da matriz curricular.

  Módulo 1
  Módulo 2
  • Gestão de Pessoas II
  • Administração em Marketing
  • Legislação Empresarial
  • Custos e Operações Contábeis
  • Cálculos Estatísticos
  • Gestão Empreendedora e Inovação
  • Planejamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Administração
  Módulo 3
  • Marketing Institucional
  • Gestão Financeira e Econômica
  • Gestão de Pessoas III
  • Gestão da Produção e Materiais
  • Logística Empresarial e Negociação Internacional
  • Inglês Instrumental
  • Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Administração

 

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